EMPRESA SERVIÇOS MEDIA CONTACTOS
renascimento subprodutos de origem animal
Serviços

SUBPRODUTOS DE ORIGEM
ANIMAL

A Renascimento está licenciada para recolha, transporte e armazenamento temporário de subprodutos animais. Posteriormente, todos os subprodutos de origem animal serão encaminhados para tratamento em unidades devidamente licenciadas.


O que são subprodutos de origem animal?

Os subprodutos animais são cadáveres inteiros ou partes de animais ou produtos de origem animal, não destinados ao consumo humano e estão classificados em três categorias, com níveis de risco decrescentes.


Qual a importância de classificar os subprodutos animais? O que são subprodutos de origem animal?

A classificação dos subprodutos animais é muito importante, pois permite a recolha, o transporte, o armazenamento, o tratamento e a eliminação de materiais impróprios para o consumo, de forma a preservar a Saúde Pública, a Saúde Animal e o Ambiente.


Como se devem processar essas operações?

Durante as operações de recolha, transporte e eliminação dos subprodutos animais, deverão ser tomadas as medidas necessárias para assegurar que os materiais das diferentes categorias sejam facilmente identificáveis e se mantenham separados. Durante o transporte deverá ainda ser colocada no veículo, contentor ou outro tipo de embalagem, uma etiqueta que indique claramente a categoria dos subprodutos. Os subprodutos animais deverão ser recolhidos em contentores ou veículos estanques cobertos. Os veículos e contentores, bem como, todos os equipamentos ou utensílios que tenham estado em contacto com os subprodutos animais, devem ser limpos, lavados e desinfetados após cada utilização. Também devem ser mantidos em bom estado de limpeza e estar limpos e secos antes de cada utilização.


Durante o transporte dos subprodutos de origem animal, é necessário algum documento de acompanhamento?

Sim, durante o transporte os subprodutos de origem animal devem fazer-se acompanhar da Guia de Acompanhamento de Subprodutos de Origem Animal, disponível na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.


Como é efetuado o preenchimento da Guia de Acompanhamento de Subprodutos?

A Guia de Acompanhamento de Subprodutos é elaborada em quadruplicado e está dividida em três campos reservados, respetivamente ao produtor, ao transportador e ao destinatário e deverão ser mantidas em arquivo, pelo produtor, transportador e destinatário, por um prazo mínimo de dois anos.

farinha animal reciclagem
resíduos animal reciclagem
transporte resíduos animais reciclagem